Crise no IJF e “rombo e Dívidas” de mais de 500 milhões na saúde de Fortaleza

Estado de calamidade no maior Hospital de Fortaleza e dívidas de mais de 500 milhões no final de mandato de José Sarto

O Prefeito de Fortaleza, José Sarto se pronunciou na quinta-feira,(26/12), em uma coletiva de imprensa sobre a grave crise no Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), afetado pela falta de medicamentos e insumos. Sarto critica falha de repasses e pede “repactuação” entre governos. Ele denunciou o atraso de R$ 19 milhões por parte do Governo do Estado, que compromete a operação do IJF.

Fonte: Imagens do instagram do Opovo e Revista Ceará

O prefeito pediu uma “repactuação” entre os governos Federal, Estadual e Municipal para resolver a situação emergencial. Segundo o governador do Estado do Ceará, a assistência prestada ao Instituto Dr. José Frota (IJF) vai ser fortalecida até o fim desse ano, com a doação de 206.462 itens hospitalares pelo Governo do Estado. Elmano, ressaltou que a equipe da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) fez uma visita ao IJF e afirmaram que falta tanto medicamentos quanto material médico hospitalar. O Sintsaf vem acompanhando de perto os relatos dos servidores e a situação é de calamidade e de falta de respeito com os servidores e pacientes.

Além da crise no IJF destacado por Sarto, o atual governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas afirmou que Sarto deixará um rombo de mais de 500 milhões em dívidas só na saúde de Fortaleza, ainda vai ser investigado se é esse o real número, pois teme que o prejuízo seja maior pelos últimos dados analisados. O governador ainda frisa que após o termino do mandado de Sarto, o novo prefeito de fortaleza, Evandro Leitão irá pegar uma prefeitura “quebrada”.

Texto: Iane Pereira

Data da publicação: 27/12/2024

Tipo: Notícia